Primeiros Passos no Google Search Console

Você já imaginou receber do Google um relatório de como ele percebe o seu site, quais problemas ele encontra e até dicas de palavras-chave que você pode usar no conteúdo para melhorar o posicionamento nas buscas?

Isso já é uma realidade. O Google fornece vários relatórios de desempenho nas buscas e problemas técnicos do site gratuitamente, através da ferramenta Google Search Console (GSC). Conheça mais sobre essa ferramenta, imprescindível em uma boa estratégia de SEO com esse Guia de Primeiros Passos:

Cadastre seu site na Ferramenta

Você precisa provar para o Google que você é o proprietário ou administrador do site. Tem várias formas de fazer isso, mas se o seu site já tem Google Analytics, a validação é muito simples e é até mais recomendada, pois existe a possibilidade de integração entre os dados do Analytics com o Search Console. Recomendo fazer esse passo o quanto antes, pois pode demorar alguns dias para os relatórios comecem a ser gerados a partir da criação das contas. Então imagino que você não quer ficar mais um dia sem esses dados coletados.

Explore o Relatório de Desempenho

Com a ferramenta já funcionando com o seu site, experimente começar com o relatório de desempenho de pesquisa, que mostra o número real oficial do Google de quantas impressões o seu site teve na busca em determinado período, quantas dessas impressões geraram cliques, e o melhor: quais palavras-chaves foram usadas e quais páginas apareceram como resultado para a busca. Não é demais?

Verificar erros de indexação

Para o seu site aparecer no Google, ele primeiro precisa visitar e indexar suas páginas. Se suas visitas vindas do Google estão baixas, pode ser que há alguma barreira técnica que impede a indexação. No Search Console, o Google pode avisar da dificuldade encontrada e pode ser muito fácil corrigir.

Relatórios de Performance do Site

Aqui, a coisa pode ficar técnica, mas o Google tem uma seção (chamada Core Web Vitals) para mostrar quais elementos na página estão atrasando o carregamento e como podem ser melhorados. Essa categoria inclui desde a diagramação com o código HTML e CSS até imagens muito grandes ou não otimizadas para um carregamento rápido, além do excesso de scripts. Nesse caso, dependendo da estrutura da sua empresa, pode ser necessário conversar com os responsáveis pelo site ou até mesmo buscar orientação com um consultor de SEO.

Cadastre os seus Sitemaps

Para finalizar esse setup inicial, verifique se o seu site tem algum tipo de sitemap que termina com .xml Se houver, aproveite para cadastrar ainda na seção de indexação. Isso vai orientar ainda mais o Google quais são as páginas que são prioritárias na indexação.

Ficou curioso em como extrair insights dos relatórios de palavras-chave? Quer entender algum termo do relatório do Search Console? Coloque sua dúvida nos comentários.